Essa técnica da Medicina Chinesa é utilizada para promover a circulação de energia, em casos de dor auxilia a mover o sangue.
A artemísia é a principal erva da composição da moxa, apresenta propriedades amarga (descende a energia), picante (espalha a energia) e refrescante (equilibra o calor em excesso e com o calor da moxa traz a circulação para a região que estiver fria).
A aplicação é realizada por incenso de moxa, cone de moxa lã, discos de gengibre com cone de moxa lã (podendo utilizar também uma proteção de sal, alho, acônito ou casca de tangerina, entre outros fitoterápicos), caixa com a moxa bastão, moxa bastão ou moxa pino.
Após a análise dos sintomas, ao pressionar o ponto ou região e estiver com dor, precisa dispersar. Por outro lado, se ao pressionar o ponto ou região sentir alívio, precisa tonificar.
A dispersão é realizada com a aplicação mais próxima, o calor mais intenso removendo e liberando a desarmonia.
A tonificação é realizada com a aplicação mais distante, o calor mais suave trazendo o Qi (energia) para o local em desarmonia.
Lembrando da importância de verificar qual canal de sopro energético, comumente chamado de Meridiano de Energia, está em deficiência para realizar o tratamento.
Conte com o meu olhar e acompanhamento.
Mariana Massignan Amatto e Silva
Nutrição Holística
CRN 8 2534