Ayurveda
O significado da palavra Ayurveda segundo os Vedas é “Doutrina da Vida”.
Aprendo o Ayurveda como o início e a base de todas as Medicinas, para mim é a inspiração que germina a Nutrição Holística.
A filosofia védica fascina e inspira, compõe com tamanha maestria que uma pequena definição ou comentário não chegaria aos pés dos ensinamentos dos Rishis, os Sábios.
Estudar os Samhitas, livros dos Grandes Mestres, é seguir o caminho de auto conhecimento com disciplina e prática observando os estágios da vida, muito além dos conceitos de Vata, Pitta e Kapha.

Os três atributos (gunas) manifestados pela Natureza segundo as teorias ayurvédicas são:
Sattva (equilíbrio)
Evolui até a mente pensante, os cinco sentidos da percepção e os cinco sentidos da ação.
Rajas (atividade / movimento)
É a força que une os sentidos a seus objetivos.
Tamas (inércia / matéria)
Se desenvolve em objetos dos sentidos cognitivos que produzem os Cinco Grandes Elementos que constituem o universo físico: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra.

Nossos corpos físicos também são constituídos desses Cinco Grandes Elementos. Segundo o texto ayurvédico Charaka Samhita, a Lei do Microcosmo e Macrocosmo estabelece que tudo o que existe no vasto universo exterior também aparece no cosmo interior do corpo humano de forma modificada.
Prana, Fogo Sutil e Essência são sutis demais para satisfazer as exigências do corpo físico, desta maneira se manifestam como os Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
No atendimento as orientações são transmitidas pelo estudo da Nutrição Ayurvédica. Assim consciliando os alimentos e horários mais indicados de acordo com os elementos da Natureza, estações do ano, região onde mora e atividades desempenhadas em seu cotidiano.